Atução do biólogo
biologia: do grego
bios=vida
logos=estudo
O exercício da profissão exige dupla habilitação: a Técnico-científica e a
Legal.
A habilitação Técnico-científica é expressa através da comprovação da
capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela
Autoridade Educacional e pelo currículo efetivamente realizado.
A Habilitação Legal cumpre-se com o registro profissional no Órgão competente
para a fiscalização de seu exercício; no caso dos Biólogos, o Conselho Regional
de Biologia de sua jurisdição.
Ao profissional devidamente habilitado, cabe-lhe perante as Leis do País,
três níveis de responsabilidade: Civil, Trabalhista e Ético-Profissional. A
Responsabilidade Trabalhista, os Sindicatos e à Responsabilidade Técnica, os
Conselhos Regional e Federal de Biologia, para os profissionais regularmente
registrados.
No serviço público de algumas Unidades Federativas, o Biólogo está enquadrado
funcionalmente na categoria/cargo de Biólogo; ele recebe outras denominações:
Biologista, Professor, Docente, Agente de Saúde, Sanitarista, Técnico,
Laboratorista, Pesquisador, Analista e outros.
Estas categorias têm como condições essenciais para o exercício profissional:
ser portador de Diploma Superior na Área das Ciências Biológicas e estar
devidamente inscrito no Conselho Regional de Biologia e em dia com suas
obrigações perante o mesmo.
Atribuições profissionais
Os biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de
grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação
e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos,
consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento
técnico-científico nas áreas das Ciêcias Biológicas, com vistas ao aprimoramento
de: Estudos e Pesquisas de Origem, Evolução, Estrutura morfo-anatômico,
Fisiologia, Distribuição, Ecologia, Classificação, Filogenia e outros aspectos
das diferentes formas de vida, para conhecer suas características, comportamento
e outros dados relevantes sobre os seres e o meio ambiente; Estudos, Pesquisas e
Análises Laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Biofísica, Citologia,
Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Hematologia, Histologia, Patologia,
Anatomia, Genética, Embriologia, Fisiologia Humana e Produção de Fitoterápicos;
Estudos e Pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada à Biologia
Sanitária, Saúde Pública, Epidemiologia de doenças transmissíveis, Controle de
vetores e Técnicas de saneamento básico; Atividades complemetares relacionadas à
conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do
meio ambiente e à Educação Ambiental.
Perfil do Profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas,
relator Francisco César de Sá Barreto, Conselheiro do Conselho Nacional de
Educação, Parecer aprevado em 06.11.2001, DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS
DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERFIL DOS FORMANDOS - Bacharel em Ciências Biológicas
deverá ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para um ação
competente, que inclua o conhecimento profundo da diversiade dos seres vivos,
bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações
filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio
em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em
prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio
ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental,
tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de
se tornar abgente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da
qualidade de vida;
d) comprometimento com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta
profissional pro critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor
científico, bem como pro referênciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de
atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdiscilplinarmente, adaptável à dinámica do
mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes
de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e
ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo,
participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se
fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante
delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e
na bibliografia de referência;
c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências
Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em
veículos adequados para ampliar a difusão e ampliaçãol do conhecimento;
d) portar-se com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos,
inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão financiamento da
pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área
f) enteder o processo histórico de produção do conhecimento das ciências
biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
g) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e
execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos,
perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes
contextos;
i) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e
transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a
prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas
de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em
contínua transformação;
k) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos
alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às
culturas autóctones e à biodiversidade;
l) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes
especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua
mudança do mundo produtivo;
m) avaliar o impacto potencial ou real de novos
conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade
profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma
postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido
quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício
profissional.
ÁREAS DA BIOLOGIA:
Biologia Celular: ramo da Biologia dedicado ao estudo das propriedades
fisiológicas das células em nível microscópico e celular.
Biologia do Desenvolvimento: ramo da Biologia dedicado ao estudo do processo
que envolve o crescimento e o desenvolvimento dos organismos.
Biologia Molecular: ramo da Biologia dedicado ao estudo da vida, em nível
molecular.
Botânica: ramo da Biologia dedicado ao estudo das plantas.
Ecologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo das interações dos seres vivos
entre si e com o meio.
Embriologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo da formação do animal a
partir de uma única célula indiferenciada.
Etologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo do comportamento animal.
Evolução: ramo da Biologia dedicado ao estudo da descendência das espécies e
evolução destas.
Ficologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo das algas.
Filogenia: ramo da Biologia dedicado ao estudo das relações de parentesco
entre os organismos.
Fisiologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo do funcionamento do
organismo.
Herpetologia: ramo da biologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios.
Ictiologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo dos peixes.
Mastozoologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo dos mamíferos.
Micologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo dos fungos.
Microbiologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo dos micróbios.
Ornitologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo das aves.
Sistemática: ramo da Biologia dedicado ao estudo da biodiversidade, sua
descrição e análise de relações de parentesco.
Zoologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo dos animais.
ESTRUTURA
CURRICULAR
O Curso
O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Potiguar, foi criado através
do Decreto de 30/07/1992 da Presidência da República, D.O.U de 31/07/1992, e
reconhecido pelo MEC, conforme Portaria nº 603/95. Sua missão é contribuir para
o desenvolvimento das ciências biológicas na região, no estado e no país,
mediante um ensino de qualidade. Para tanto, possui um corpo docente qualificado
e com ampla experiência na área. O curso funciona nos turnos matutino e noturno,
tem carga horária de 3.000 h/a e duração mínima de quatro (04) anos.
Objetivo
Formar cidadão Biólogo comprometido com a ética, capaz de atuar no magistério
do ensino básico e na docência superior, e de contribuir com as políticas
públicas e pesquisas da área de saúde e meio ambiente, biotecnologia e
biosegurança.
Perfil profissional
O graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar apresentará
competências necessárias para exercer o magistério no ensino básico, fundamental
e médio, e na docência superior, e será capaz de atuar em equipes
multiprofissionais, formulando e elaborando estudos e projetos relacionados ao
manejo, conservação, pesquisa e preservação da biodiversidade e melhoria da
qualidade de vida.
Público-alvo
Todos os que conseguem vislumbrar a importância da Educação (Ensino, Pesquisa
e Extensão) como principal meio capaz de transformar as pessoas, preparando-as
para PRESERVAR o Meio Ambiente como ação primordial de permitir o
Desenvolvimento Sustentável e a perpetuação da VIDA na Terra, sendo
estes:
- Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente àquelas que preparam o professor de Biologia para o magistério do ensino básico e a docência superior;
- Professores que atuam no magistério e que necessitam da graduação, desde que comprovem a conclusão do ensino médio;
- Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos das ciências biológicas.
Diferencial do curso
- Visitas técnicas e viagens de campo para conhecimento da biodiversidade da região;
- Estudos sobre os ecossistemas da região, como: mata atlântica, manguezal, lagoa, dunas, praias, rios entre outros;
- Metodologias integradoras dos conhecimentos científico e prático, facilitadoras da aprendizagem do aluno;
- Laboratórios equipados para o desenvolvimento de aulas práticas e de pesquisa, consolidando a integração teoria-prática;
- Desenvolvimento, aliados aos eixos de conteúdos, de projetos específicos e integrados, priorizando como objeto de estudo o fenômeno da vida em todas as suas manifestações, de forma interativa, garantindo a horizontalidade e verticalidade conceituais e contando com a participação de professores e alunos;
- O curso evidencia o desenvolvimento de posturas e de valores que cercam as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, entre o referencial teórico pontuado, contribuindo para a formação de profissionais solidários, com sensibilidade científica e cidadãos comprometidos com a qualidade de vida.
Funcionamento e estrutura
O curso funciona na Unidade Salgado Filho (integrante do Campus Sede da UnP,
em Natal), localizada na Av. Salgado Filho, 1.610 - Lagoa Nova. Sua estrutura
comporta salas de aula climatizadas e os laboratórios de Anatomia Humana
(anatômico); de Biologia dos Sistemas Orgânicos; de Biologia Molecular e
Genética; de Microbiologia e Imunologia; de Morfofisiopatologia; de
Parasitologia; de Botânica; de Geociências; de Prática Pedagógica; de Zoologia;
de Informática; Química e Bioquímica; Fisiologia; Farmacologia; Herbário e
Biotério. Comporta, também, sala de professores, salas de direção do curso e de
coordenação de prática de ensino e de estágio, além da Central de Atendimento.
São disponibilizados recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio
psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e
em permanente renovação e disponibiliza os serviços de consulta, reserva e
renovação de empréstimos via Internet. O espaço físico está adaptado para
pessoas portadoras de necessidades especiais.
Matriz Curricular
A Matriz Curricular do Curso de Ciências Biológicas da UnP foi estruturada de
acordo com as orientações preconizadas nas diretrizes curriculares nacionais
para a graduação em Ciências Biológicas, primando pela formação de um
profissional com visão generalista, investigativa e atualizada da realidade,
dentro de uma visão continuada de sua formação profissional.
Assim, essa matriz foi construída a partir de ciclos de formação, tendo a
Evolução como principal eixo integrador entre esses conhecimentos, perpassando
toda estrutura curricular, e se apresentando como:
1. FORMAÇÃO GERAL: disciplinas ministradas na 1ª e 2ª séries que possibilitam
ao discente efetuar uma leitura crítica da realidade, instrumentalizar-se para
compreender, comunicar-se e agir cientificamente diante das questões que lhe
forem apresentadas, através de conteúdos que permitem que o aluno conheça seu
curso, suas atribuições e responsabilidades como profissional inserido em uma
área, bem como se integrem com alunos e conhecimentos dos outros cursos dessa
área, além de fornecer os conceitos e preceitos básicos das ciências biológicas,
sócio-antropológicas, químicas, matemáticas e metodológicas, sempre inseridos
nos princípios da bioética e biossegurança.
2. FORMAÇÃO BÁSICO-PROFISSIONALIZANTE: disciplinas inseridas a partir da 1ª e
até a 6ª série que permitem a construção dos conhecimentos básicos, porém já
dirigidos aos futuros profissionais das ciências biológicas e da saúde,
preparando-os para atuar nas áreas da biologia celular e molecular, histologia,
anatomia, embriologia, microbiologia, imunologia, parasitologia, entre outras,
que dão continuidade ao processo formativo básico, integrando-os como
imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.
3. FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: disciplinas iniciadas na 2ª série e
continuadas até a integralização da estrutura curricular na 8ª série. Através
dos conteúdos da zoologia, botânica, genética, geologia, biogeografia,
oceanografia, limnologia, etologia e gestão ambiental, acompanhados e
retrabalhados pelas disciplinas pedagógicas, o futuro profissional é conduzido à
conclusão de sua formação do graduado em ciências biológicas, apto a desenvolver
suas atribuições plenas de Biólogo.
Documentos
- Regulamento do Hospital Simulado
- Procedimento Operacional Padrão do Hospital Simulado
- Manual de Segurança e Boas Práticas dos Laboratórios de Estrutura e Função e Laboratórios de Habilidades
- Regulamento do Centro Integrado da Saúde.
Atividades de pesquisa
Contam com bolsa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica ? ProBIC/UnP e
concentram estudos sobre a biodiversidade e biologia educacional, investigando
as relações estruturais, funcionais e evolutivas dos seres vivos e,
principalmente, na melhoria da qualidade de vida.
Atividades de extensão
Possibilitam ao aluno prestar serviços à comunidade, em estabelecimentos
educacionais, no sentido da melhoria do ensino das ciências
biológicas.
Mercado de trabalho
Dentre outras, o egresso do curso poderá atuar no mercado das seguintes
formas:
- Em estabelecimentos educacionais, no magistério do ensino básico, níveis fundamental e médio;
- Em instituições de ensino superior público e privado, na docência e no apoio a atividades de pesquisa sobre a evolução dos seres vivos;
- Em organizações públicas, desenvolvendo: políticas de manejo, conservação e preservação da biodiversidade; estudos, projetos e pesquisas sobre saneamento e melhoramento do meio ambiente;
- Em entidades associativas, realizando projetos de conscientização da comunidade sobre técnicas de manejo e conservação da biodiversidade, multiplicando os conhecimentos da biologia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
- Em institutos de pesquisas e empresas exploradoras dos recursos biológicos, realizando explorações na área de biologia conforme os preceitos legais das convenções internacionais;
- No terceiro setor, fomentando políticas de defesa e preservação dos recursos biológicos em função da preservação da biodiversidade.
BACHARELADO
UnP – Universidade Potiguar
Sistema Acadêmico Financeiro
Secretaria
Relatório das Disciplinas no
Currículo
Currículo: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS –
BACHARELADO
2010 -
JANEIRO Quantidade de etapas: 8
Carga total: 3640 h
Quantidade total de disciplinas: 48 Tempo Conclusão: 4 anos
1ª SÉRIE / 360h - Total de Discilinas:
6
|
Cód. DC Cód. Disc. Denominação da
Disciplina
61253 17317 ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE
61254 17318 ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
61255 17319 FUNDAMENTOS BÁSICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
61256 17278 INTRODUÇÃO À EDUCAÇAÃO SUPERIOR
61257 17329 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
61258 17294 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
61253 17317 ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE
61254 17318 ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
61255 17319 FUNDAMENTOS BÁSICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
61256 17278 INTRODUÇÃO À EDUCAÇAÃO SUPERIOR
61257 17329 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
61258 17294 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
2ª SÉRIE / 480h - Total de Discilinas:
7
|
63126 17845 ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E BIOSSEGURANÇA
63127 17871 CONST. DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA
63128 16897 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA
63129 1621 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
63130 17755 HOMEM E SOCIEDADE
63131 17912 MORFOFISIOLOGIA ANIMAL
63132 17913 MORFOFISIOLOGIA VEGETAL
3ª SÉRIE / 520h - Total de Discilinas:
6
|
63168 9194 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
63134 17849 FUNDAMENTOS DE FÍSICA E BIOFÍSICA
63135 17337 MORFOLOGIA HUMANA
63136 17840 OPTATIVA I – ESCOLA DA SAÚDE
63137 17914 PROCESSOS BIOLÓGICOS
63138 17915 ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
4ª SÉRIE / 500h - Total de Discilinas:
6
|
63139 17916 BOTÂNICA SISTEMÁTICA
63140 16684 ECOLOGIA GERAL
63141 17466 OPTATIVA II - INSTITUCIONAL
63142 16874 SISTEMAS CORPORAIS
63143 17917 SISTEMÁTICA E BIOGEOGRAFIA
63144 8968 ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
5ª SÉRIE / 380h - Total de Discilinas:
6
|
63145 17918 BIOINFORMÁTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
63146 17919 ECOLOGIA POPULACIONAL
63147 17920 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS DA TERRA
63148 15192 FUNDAMENTOS DE ETOLGOIA
63149 17841 OPTATIVA II – ESCOLA DA SAÚDE
63150 17855 PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO
6ª SÉRIE / 500h - Total de Discilinas:
6
|
63151 17921 EVOLUÇÃO
63152 17922 FAUNA, FLORA E MEIO AMBIENTE
63153 17923 GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA
63154 17924 MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA
63155 17925 OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA
63156 17470 OPTATIVA III - INSTITUCIONAL
7ª SÉRIE / 480h - Total de Discilinas:
6
|
63157 17926 ESTÁGIO CURRICULAR I
63158 17927 INTROD. AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS
63159 17928 LEGISLAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
63160 17903 OPTATIVA III – ESCOLA DA SAÚDE
63161 17929 SEMINÁRIOS DE ESTUDO EM BIOLOGIA I
63162 10578 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
8ª SÉRIE / 420h - Total de Discilinas:
6
|
63163 16873 ESTÁGIO CURRICULAR II
63164 17930 ETNOBIOLOGIA
63165 17596 OPTATIVA IV - INSTITUCIONAL
63166 17931 SEMINÁRIOS DE ESTUDOS EM BIOLOGIA II
63167 17579 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
TOTAL GERAL DE DISCIPLINAS: 48 TOTAL DE HORAS: 3.640
C.H. Total de Atividades Complementares: 200
DISCIPLINAS OPTATIVAS DO
CURRÍCULO
|
Cód. DC Cód. Disc. Denominação da Disciplina
419 17861 BASES DA NUTRIÇÃO
420 16734 BIOQUÍMICA
421 17862 DESENVOLVIMENTO ONTO E FILOGENÉTICO
422 17863 DIREITO SANITÁRIO
423 17864 EDUCAÇÃO EM SAÚDE
424 17865 ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
425 17866 GÊNERO E SAÚDE
426 17867 GESTÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE
427 17868 POLÍTICAS PÚB. EM SAÚDE NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
428 17869 SAÚDE DO TRABALHADOR
Total Disc. Optativas por Tipo: 10 TOTAL DE HORAS: 600
DISCIPLINAS OPTATIVAS INSTITUCIONAIS
Cód. DC Cód. Disc. Denominação da Disciplina
407 17750 ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL
408 17751 DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
409 12217 EMPREENDEDORISMO
410 16618 ESPANHOL INSTRUMENTAL I
411 17752 ESPANHOL INSTRUMENTAL II
412 17753 ESTUDO DA REALIDADE BRASILEIRA
413 17754 ÉTICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
414 17756 INCLUSÃO E ATENDIMENTO A NECESSIDADES ESPECIAIS
415 16456 INGLÊS INSTRUMENTAL I
416 16609 INGLÊS INSTRUMENTAL II
417 17757 LIBRAS
418 17758 RACIOCÍNIO LÓGICO
Total Disc. Optativas por Tipo: 12 TOTAL DE HORAS: 720
*Não válido como documento oficial.
Fonte: Secretaria
UnP – Universidade Potiguar
Carga total: 3040 h
Quantidade total de disciplinas: 47 Tempo Conclusão: 4 anos
*Não válido como documento oficial.
Fonte: autoatendimento de aluno
LICENCIATURA
UnP – Universidade Potiguar
Sistema Acadêmico Financeiro Secretaria
Relatório das Disciplinas no Currículo
Currículo: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
2008 - JANEIRO Quantidade de etapas: 8Carga total: 3040 h
Quantidade total de disciplinas: 47 Tempo Conclusão: 4 anos
1ª SÉRIE / 320h - Total de Discilinas: 8 |
---|
- BIOLOGIA CELULAR - (40 H) |
- BIOLOGIA CELULAR APLICADA - (40 H) |
- EMBRIOLOGIA - (40 H) |
- ESTUDOS INTEGRADOS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE I - (40 H) |
- ESTUDOS INTEGRADOS EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE II - (40 H) |
- FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA - (40 H) |
- FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS - (40 H) |
- QUÍMICA GERAL - (40 H) |
2ª SÉRIE / 280h - Total de Discilinas: 7 |
- BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA - (40 H) |
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL - (40 H) |
- FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA - (40 H) |
- HISTOLOGIA BÁSICA - (40 H) |
- METODOLOGIA CIENTÍFICA - (40 H) |
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DAS NECESSIDADES ESPECIAIS - (40 H) |
- QUÍMICA ORGÂNICA - (40 H) |
3ª SÉRIE / 360h - Total de Discilinas: 5 |
- ANATOMIA HUMANA - (60 H) |
- BIOQUÍMICA - (80 H) |
- INTRODUÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA - (80 H) |
- MORFOLOGIA VEGETAL - (60 H) |
- ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS INFERIORES - (80 H) |
4ª SÉRIE / 420h - Total de Discilinas: 7 |
- BIOLOGIA MOLECULAR - (60 H) |
- FÍSICA E BIOFÍSICA PARA BIÓLOGOS - (60 H) |
- FISIOLOGIA VEGETAL - (60 H) |
- FUNDAMENTOS DE LIBRAS - (40 H) |
- MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - (60 H) |
- PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I - (80 H) |
- ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS SUPERIORES - (60 H) |
5ª SÉRIE / 380h - Total de Discilinas: 5 |
- BOTÂNICA SISTEMÁTICA - (80 H) |
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - (80 H) |
- GENÉTICA BÁSICA - (80 H) |
- PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II - (80 H) |
- ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS - (60 H) |
6ª SÉRIE / 420h - Total de Discilinas: 6 |
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - (80 H) |
- FISIOLOGIA HUMANA - (60 H) |
- FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E BIOGEOGRAFIA - (60 H) |
- GENÉTICA E EVOLUÇÃO - (80 H) |
- PARASITOLOGIA - (60 H) |
- PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA I - (80 H) |
7ª SÉRIE / 380h - Total de Discilinas: 5 |
- ECOLOGIA GERAL - (80 H) |
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - (120 H) |
- FUNDAMENTOS DE ETOLOGIA - (40 H) |
- PALEONTOLOGIA - (60 H) |
- PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA II - (80 H) |
8ª SÉRIE / 280h - Total de Discilinas: 4 |
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - (120 H) |
- OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA - (80 H) |
- PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL - (40 H) |
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA - (40 H) |
Fonte: autoatendimento de aluno
ATENÇÃO: Este currículo da modalidade de licenciatura não é mais válido, um novo já está em prática e em breve estará disponível.
PARA SABER OS VALORES DO
CURSO CLIQUE AQUI